Por que é tão emocionante conhecermos a Consolidação das Leis do Trabalho?

Os esportes existem por causa das regras. Para entender o futebol, por exemplo, que é a nossa paixão, precisamos entender as regras. Assim, sabemos quando um JUIZ está certo ou errado. Porque a regras que o juiz utiliza para marcar uma falta ou expulsar um jogador é a mesma que estudamos para concordar ou discordar dele. Só podemos contestar uma decisão de um juiz de futebol se também estudarmos as regras do futebol.

 Bom, assim como os esportes, as relações de trabalho também tem as suas regras. Afinal, trabalhar é tão emocionante quanto torcer pelo seu time do coração. Ou não buscamos o emprego ou o negócio de nossas vidas?

Então, o jogo no qual somos jogadores é o nosso trabalho. E assim como o futebol, também tem suas regras. Já passamos por experiências de conseguir o emprego ou negócios dos sonhos. Como se fosse o campeonato mundial do nosso time do coração. Mantemos a esperanças: “um dia chegará a nossa vez”. Que digam o Corintianos, não é mesmo?

 Assim, também sabemos como é ótimo conseguirmos uma promoção, aumento de salário, assumir uma posição de chefia etc. Esses são os nossos gols. E tudo isso ocorre segundo as regras do nosso trabalho. Há marcações de faltas nessa jornada. É um jogo interessante porque os dois lados empregado e empregador – podem marcar faltas. Mas também, veja que interessante, podem usar as regras de forma que beneficiem os dois lados. No futebol isso não acontece. Cada time, cada jogador aproveita para si o melhor da mesma regra. Quando isso ocorre nas relações de trabalho não é bom. Os dois lados perdem.

Dito isso, acredito que a maior parte de nós que frequentamos espaços como este – Facebook – temos um jogo diário, um trabalho, um emprego, ou um negócio. Afinal, o empregador, o empresário, também é um jogador. Quem nunca sonhou em ter um negócio de sucesso. O livro Sonho Grande dá uma ideia do que é isso. É um pouquinho da história da AMBEV.

 Agora, já encerrando, pergunto, para empregados – me incluo – e empregadores: conhecemos tão bem as regras (CLT – a principal) do nosso jogo (trabalho) quanto conhecemos as regras do esporte que amamos? Afinal, o jogo só fica emocionante quando sabemos o que está acontecendo.

Você sabe?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s